Abrir caixa de comentários

Fóruns de discussão temática - II Plano de Ação Nacional

Fóruns de discussão temática - II Plano de Ação Nacional

24/11/2020

 

A identificação dos problemas mais relevantes na relação de cidadãos, empresas e organizações da sociedade civil com a Administração Pública é um dos fundamentos e pilares da Administração Aberta. Na medida em que o II Plano de Ação Nacional de Administração Aberta (PANAA) se encontra em fase de desenvolvimento e cocriação, é precisamente esse o desafio lançado pela Rede Nacional de Administração Aberta (Rede): a participação em fóruns de discussão temática.

Realizaram-se três sessões colaborativas de debate de ideias, coordenadas pela Rede Nacional de Administração Aberta e abertas a cidadãos e organizações da sociedade civil.

Poderá ler aqui, um relatório de síntese dos fóruns de discussão temática, que se realizaram durante a Subfase de Descoberta (ver imagem abaixo), do desenvolvimento do II PANAA.

objetivo dos fóruns de discussão temáticos compreendem a identificação das áreas prioritárias para o II Plano de Ação Nacional, assim como mobilizar e envolver stakeholders-chave de todo o processo de cocriação: cidadãos e organizações da sociedade civil. 

Os fóruns tiveram um formato de videoconferência, na plataforma Microsoft Teams, com a duração total de 60 minutos. Iniciaram-se com uma breve apresentação de 5-10 minutos, uma Lightning Talk, com oradores especialistas em cada um dos temas (a anunciar pelos coanfitriões), seguida por um fórum de discussão, dando voz aos participantes para debater os temas em questão. A discussão foi facilitada a partir das 7 áreas temáticas previamente identificadas pela RNAA [que podem ser consultadas na pp.20, da apresentação usada na XII Reunião multilateral da Rede].

O programa de fórum foi estruturado em torno dos seguintes temas:

Fórum #1 

  • Tema: “Mudança Tecnológica, Dados Abertos e Inclusão Digital

  • Coanfitrião: AMA − membro da Rede

  • Data: 2 de dezembro, das 14:30 às 15:30

Ler texto de síntese do Fórum #1 

Fórum #2 

  • Tema: “Administração Aberta e Participação Cívica

  • Coanfitrião: PASC − Casa da Cidadania − membro da Rede 

  • Data: 9 de dezembro, das 15:00 às 16:00

Ler texto de síntese do Fórum #2 

Fórum #3 

  • Tema: “Transparência e acesso à informação

  • Coanfitrião: Transparência e Integridade − membro da Rede

  • Data: 11 de dezembro, das 15:00 às 16:00

Ler texto de síntese do Fórum #3 

 

Esteve também disponível ao público, até 11 de dezembro, um questionário para recolha de ideias para o II PANAA, onde se procuraram contributos para a identificação das áreas e dos problemas mais relevantes na sua relação com a Administração Pública. 

 


 

Gostaria de receber informações e/ou colaborar em futuras iniciativas no âmbito da Administração Aberta em Portugal? Registe-se aqui.