Compromisso 7
Compromisso #7 | Reforçar a transparência através do reforço do Registo Central de Beneficiário Efetivo (RCBE)
Qual é o compromisso?
Contribuir para o aumento de notoriedade e implementação eficaz do RCBE:
-
Dinamizando iniciativas que aumentem o conhecimento e notoriedade da sua existência;
-
Divulgando o apoio na concretização do mesmo;
-
Contribuindo para a identificação de outras fontes de dados públicos que permitam criar inteligência e alarmística;
-
Adotando procedimentos que permitam incentivar maior transparência e escrutínio público.
Progresso
0%
10%
20%
30%
40%
50%
60%
70%
80%
90%
100%
Atividade macro 1
%
Atividade macro 2
100%
Atividade macro 3
%
Legenda:
Atividade macro 1: Implementação do Beneficial Ownership Data Standard, ou similar, para garantir que o acesso ao RCBE se faz de acordo com as melhores práticas internacionais em matéria de acesso à informação de natureza pública e dados abertos.
Atividade macro 2: Desenvolver uma campanha de sensibilização dirigida às entidades obrigadas sobre a indispensabilidade de registo dos seus beneficiários efetivos, informando sobre a utilidade social do RCBE e instruindo sobre o funcionamento do mecanismo de registo para que todas as entidades o consigam realizar com o máximo de autonomia.
Atividade macro 3: Estabelecer a ligação do RCBE a outras fontes de dados públicos, como por exemplo o Portal de Contratos Públicos (Base.gov).
Descrição dos resultados esperados
-
Reforço da adequação do RCBE aos standards e boas práticas internacionais, nomeadamente, o Beneficial Ownership Data Standard;
-
Aumento do conhecimento público da definição de beneficiário efetivo e das suas implicações;
-
Aumento do compliance de entidades obrigadas à coleta e inscrição de dados de registo com maior ou total autonomia;
-
Diversificação das ligações a outras fontes de dados públicos, como por exemplo o Portal de Contratos Públicos (Base.gov).
Qual é o problema visado pelo compromisso?
A falta de transparência sobre o beneficiário efetivo permite esconder recursos provenientes de esquemas de corrupção, suborno, branqueamento de capitais, evasão fiscal, ou até mesmo de outras atividades criminosas, como o terrorismo e o tráfico de droga e de pessoas. Assim, há a necessidade de aumentar a transparência em torno da propriedade e controlo de empresas, fundos ou entidades jurídicas de outra natureza. O Registo Central do Beneficiário Efetivo (RCBE) encontra-se implementado em Portugal desde novembro de 2019 e até janeiro de 2021, cerca de 490.500 entidades cumpriram este registo. Sobressaem algumas dificuldades na obtenção da declaração por parte das entidades a isso obrigadas e as disfuncionalidades no modelo de acesso à informação disponibilizada que exige a adoção dos standards internacionais em matéria de “beneficial ownership transparency”.
O desconhecimento do próprio RCBE, dos seus fundamentos e objetivos, bem como dos procedimentos de registo, afiguram-se como uma barreira à sua implementação generalizada.
Como é que o compromisso contribui para a resolução do problema identificado?
O aumento da notoriedade e eficácia do RCBE, promove a transparência e escrutínio público, ao mesmo tempo que reforça o compliance legal.
Porque é que o compromisso é relevante para os valores da OGP?
O compromisso contribui simultaneamente para uma maior transparência e accountability, uma vez que cumpre os direitos de acesso à informação e permite um escrutínio direto sobre os beneficiários efetivos.