Literacia para um Bom Cidadão Jovem (proposta cidadã) - Literacia para um Bom Cidadão Jovem (proposta cidadã)
Autenticação
A inserção de contributos no portal da participação portuguesa na OGP implica autenticação prévia através do Cartão de Cidadão ou da Chave Movel Digital.
Cartão Cidadão
Vai precisar do seu Cartão de Cidadão, do código pin e de um leitor.
Chave Móvel Digital
Seleccione a nacionalidade para avançar.
 
#17 - Literacia para um Bom Cidadão Jovem (proposta cidadã)
A medida passa pela criação de uma plataforma electrónica de formação para a literacia relacionada com matérias da competência da área das Finanças, Segurança Social, entre outras, de modo a explicar de forma simples como funcionam estas áreas em matérias que exista a relação entre o Estado e o cidadão como, nomeadamente, pagamento de impostos (IRS, IRC, etc), contribuições para a Segurança Social, entre outras matérias essenciais para que uma pessoa possa ser um bom cidadão, sem ser necessário ter um Doutoramento em Fiscalidade para perceber estas matérias. Para esta medida ter eficácia, é necessário que as informações fornecidas sejam fáceis de perceber e simplificadas.
A sociedade mais jovem, principalmente os "Millennials", não possui nenhuma noção de como funciona o sistema contributivo fiscal e de assistência social em Portugal, acabando por originar um claro choque quando se deparam com os recibos de vencimento provenientes da primeira experiência laboral, onde não compreendem as fórmulas, o porquê de ser aplicada aquela taxa e não outra, entre outros aspetos.
Esta medida acaba por proporcionar uma aprendizagem para os novos jovens, tornando-os mais informados e capacitados para estas áreas, onde a informação simplificada é rara, se não mesmo nula, acabando por originar uma antecipação a um possível problema ou mau estar entre cidadão e Estado devido ao desconhecimento ou dificuldade de entender a informação existente, aos dias de hoje, sobre o tema. Com isto, é de afirmar que poderá ocorrer uma aproximação entre o Estado e o Cidadão, muito devido a essa mesma antecipação de informação, originando uma relação positiva de confiança fiscal e contributiva entre estes dois intervenientes, que se espera que seja duradoura.
participação pública
CIDADÃO
VALORES PADRÃO PORTAL OPENGOV
Tem alguma questão, sugestão ou comentário?
Contacte-nos e responderemos assim que possível.
O seu comentário foi submetido com sucesso!
Ocorreu um erro ao submeter o seu comentário!
Proponha a sua medida
A sua medida foi submetida com sucesso!
Ocorreu um erro ao submeter a sua medida!